Saiba mais sobre a medida do Google que pode prejudicar milhões de usuários do Android

Google interrompe as atualizações de segurança do WebView para versões inferiores ao 4.3. Essa medida passa a deixar cerca de 930 milhões de aparelhos Android que possui 4.3 (Jelly Bean) ou inferiores vulneráveis a ataques de hackers, mas o que isso realmente muda ou interfere no seu aparelho e tenho motivos para se preocupar? 
OBS: Isso não afetará usuários do 4.4 Kit Kat e do 5.0 Lollipop.

mascote temático do android
Mascote temático do Android que possui o nome de Bug Droid.
Não, temos motivos para se preocupar tanto assim, pois há chances visíveis que terceiros irão desenvolver alternativas que serão publicados como patches ao AOSP (Projeto Open Source do Android) que tornarão o WebView mais seguro para as versões mais antigas do sistema operacional Android.


O recurso WebView trata-se de um componente do motor de rededetização do Web Kit que abre paginas da Web sem precisar de abrir outro aplicativo de navegação, além disso, ele serve como “uma” porta de códigos remotos no sistema, e o Google deixando de oferecer atualizações de segurança tornaria os dispositivos que possui as versões 4.3 ou inferiores mais vulneráveis.



O Web Kit que transforma o conteúdo em linguagens de marcação sendo um renderizador (ou motor de layout) de paginas da web é multiplataforma e é desenvolvido pela Apple, Google, Nokia, RIM, Palm, Samsung e outros e está presente em vários navegadores de código aberto (open source), incluindo Google Chrome e Opera.



Confira algumas dicas para deixar seu aparelho Android mais seguro:



OBS: As dicas abaixo vale para qualquer versão do sistema operacional Android.



1- Evite de baixar aplicativos fora da Google Play Store e desabilite a opção para instalar aplicativos de fontes desconhecidas



Mas quando for baixar aplicativos fora da Google Play habite a opção em Configurações > Segurança > Verificar os aplicativos, mas certifique-se a confiabilidade da fonte ao baixar o aplicativo.



                                                


2- Desative o navegador padrão

Android Navegadores alternativos
Navegadores para Android. Imagem: Portal Android Pit
Desative o navegador padrão do Android, se você ainda não desativou está na hora de fazer o procedimento em Configurações > Armazenamento ou Aplicativos e procure por Navegador. Um navegador que utiliza seus motores próprios como o Chrome que usa Blink ou até mesmo o Mozilla Firefox seria uma ótima solução, já que os navegadores recebem atualizações de segurança direto da Google Play. 


3- Desative o navegador in-app 



Para que os aplicativos não usem o Web Kit do Android, você precisa configurar a opção de todos os links sejam abertos nos navegadores externos, se disponível, essa função encontrá em configurações de cada aplicativo ou na hora de abir um link. 

OBS: desative o aplicativo Navegador do seu tablets ou smartphone, sendo o navegador stock do sistema operacional Android.


4- Ative o verificador de aplicativos do Android e do Google Play Services



Na nova versão da Play Services procure a opção segurança e ative todas as opções, em Config. Google > Segurança.

Na versão do Kit Kat 4.4.4 possui a opção "Verificar Aplicativos" apenas marque essa opção que se localiza em Configurações > Segurança.


5 - Sobre a recomendação de não usar anti vírus



Não é recomendável o uso de aplicativo de Anti Vírus como o Avast e o AVG pois os mesmos podem apagar aplicativos importantes do sistema e até corromper o sistema operacional como um drive de áudio por exemplo, o certo seria baixar aplicativos direto na Play Store e habilitar todos os recursos de segurança do Android que se localiza em Configurações > Segurança (desabilite Fontes Desconhecidas) e em Configurações do Google > Segurança e ative todas as opções. Isso inclui aplicativos de limpeza também, limpe o cache de seu aparelho em Configurações > Armazenamento e após desse procedimento reinicie o aparelho. Quando mais atualizado o seu Android for menas preocupações, na versão 4.4.4 Kit Kat possui aprimoramentos em segurança por exemplo e no Lollipop 5.0.2 também está mais seguro contando com uma nova criptografia.

O próprio sistema operacional possuí seu sistema de segurança no entanto o uso de um aplicativo anti vírus pode trazer danos e conflitos.
Uma observação importante jamais você forneça privilégios de administrador para um aplicativo que você baixou por APK ou que você não confie e não é de desenvolvedor confiável pois esse aplicativo suspeito pode ser um malware, podendo até mesmo tomar decisões sem a devida consciência do usuário.

←  Anterior Proxima  → Inicio

Parceiros